UNIFEP

Unifep

Esp. Téc. em Prótese Ort. Funcional dos Maxilares

Objetivos do Curso

Especializar o técnico em prótese dentária para atuar, na fase laboratorial e com base em solicitações do cirurgião-dentista, no planejamento e na confecção de aparelhos ortopédicos funcionais dos maxilares (como Pistas Planas Indiretas, Bimler, Twin Block, Bioajustadores MD3, Bionator de Balters, Klammt, Frankel e Aragão, SNs Wilma Simões), visando contribuir com o tratamento adequado para os mais diversos perfis de pacientes com oclusopatias.

O curso conta com o respaldo de uma instituição de tradição e reconhecimento que atua na área odontológica desde 1995, sendo referência no mercado de trabalho.
- Docentes com experiência profissional na área.
- Atividades práticas realizadas em laboratórios de prótese dentária, voltadas ao planejamento e à confecção de diferentes tipos de aparelhos ortopédicos funcionais dos maxilares.
(Carga horária: 300 horas)

Durante o curso serão propostas atividades práticas, relacionadas à confecção de diferentes tipos de aparelhos ortopédicos funcionais dos maxilares (por meio do desenvolvimento de competências relativas aos processos de preparo dos modelos, conformação dos fios, adaptação e enceramento das peças, hidratação e/ou o isolamento do modelo, acrilização, acabamento, polimento, de acordo com as particularidades de cada caso) associadas à estudos de casos, pesquisas, seminários, dentre outras que contribuem para a aproximação do aluno com as situações reais de trabalho e desenvolvimento das competências profissionais previstas. Os alunos terão como projeto, a elaboração de uma mesa clínica de aparelhos ortopédicos funcionais dos maxilares, composta de aparelhos ortopédicos funcionais (Pistas Indiretas Planas, Bimler, Twin Block, Bioajustador MD3, Bionator de Balters, Klammt, Frankel e Aragão e SNs Wilma Simões), por meio da realização de atividades ligadas às bases tecnológicas incluídas nas competências do curso e que poderá ser utilizada pelo egresso do curso como portfólio laboratorial, a fim de mostrar a qualidade de seu trabalho a futuros clientes.

Mercado de Trabalho

O especialista técnico de nível médio em Prótese Ortopédica Funcional dos Maxilares trabalha em laboratórios de prótese dentária de instituições de saúde públicas ou privadas, bem como prestando consultoria em empresas de materiais odontológicos. Atua em conjunto com o cirurgião-dentista, prestando suporte técnico na fase laboratorial, no planejamento e na confecção de aparelhos ortopédicos funcionais dos maxilares. A Ortopedia Funcional dos Maxilares atua em todas as funções do sistema estomatognático (mastigação, deglutição, respiração, fonoarticulação). Casos de bruxismo, disfunções têmporo-mandibulares (ATM/DTM), dores de cabeça e/ou ouvido, apnéia do sono, queixo saliente ou retraído, dentes tortos, dentes salientes, mordida cruzada, língua entre os dentes da frente são algumas das anomalias que podem ser tratadas com a ortopedia funcional dos maxilares). Assim, o mercado de trabalho passou a requisitar técnicos em prótese dentária especialistas em prótese ortopédica funcional dos maxilares para atuarem junto com cirurgiões-dentistas . O Conselho Federal de Odontologia, com a publicação da Resolução CFO nº 83, de 25 de setembro de 2008, passou a registrar e inscrever os egressos de cursos de Especialização Técnica de Nível Médio em Prótese Ortopédica Funcional dos Maxilares como especialistas técnicos em Prótese Ortopédica Funcional dos Maxilares

Público-Alvo: Técnico em Prótese Dentária e Cirurgião Dentista

Grade / Carga Horária

Módulo: I (Esp Téc. em Prótese Otpédica Funcional dos Maxilares)
Carga horária: 300 Horas

Pré-Requisitos

Ensino Médio - completo

Documentos para Matrícula

- Requerimento de Matrícula.
- Documento de Identidade (RG) (cópia simples).
- Diploma de Técnico em Prótese Dentária ( cópia autenticada).

Observação: O candidato que ainda não possua o diploma de Técnico em Prótese Dentária poderá apresentar o Histórico Escolar de conclusão do curso, em 02 vias, porém, ficará ciente de que a entrega do certificado desta especialização técnica de nível médio em Prótese Ortopédica Funcional dos Maxilares dependerá da apresentação do referido diploma, devidamente registrado.




VOLTAR
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados à Unifep. Desenvolvido por: TECLABS